Saiba da importância da aveia em sua dieta

A aveia, alimento extremamente rico, possui aproximadamente 450 espécies. É, portanto na classificação taxonômica denominada como pertencente ao gênero botânico, na ordem gramineae e da classe das monocotiledôneas com estames hipogínicos.

 
Entre todos os grãos, a aveia é ao mais rico em proteínas. Além disso, é extremamente rica em carboidratos de médio índice glicêmico, gorduras insaturadas (em menor quantidade) e fibras, que podem ajudar no consumo diário das mesmas.

No que se diz respeito a micro-nutrientes, a aveia é destacada pela grande quantidade de complexo B que possui, além, é claro, de ferro, vitamina E, cálcio, fósforo, manganês (100% VDR), entre outros.

Alguns dos principais benefícios da aveia para o corpo são:

- A aveia ajuda a regular o colesterol, devido a suas fibras insolúveis, ajudando assim na manutenção do coração e na prevenção de doenças como a arteroesclerose.

- Ajuda diabéticos a manterem a ingestão de carboidratos na dieta, visto que não aumenta em picos a liberação de glicose no sangue.

- Ajuda a regular o intestino, pelo alto teor de fibras.
  
 - Ajuda em crises urinárias.

Seja seu objetivo perder ou ganhar peso, a aveia pode ajudar. Além de ser um alimento complexo e “completo”, a aveia pode ser preparada de inúmeras formas e, também é encontrada em estados diversos (flocos finos, farinha de aveia, farelo de aveia, flocos), não alterando portanto sua composião (apenas é alterada no farelo).

Fonte: Marcelo Sendon 

Comentários

Postagens mais visitadas